Vivemos em uma era onde a transformação digital, automação de processos e o surgimento de novas tecnologias nas empresas é constante. Nesse contexto, inovações como o cloud computing acabam gerando impactos não apenas na execução de tarefas, mas para o setor de TI como um todo. Inclusive, uma questão que muitos profissionais da área costumam levantar é se a migração para nuvem pode afetar a necessidade de trabalhadores nesse mercado.
O fato é que a tecnologia possui um efeito transformador, impactando diferentes segmentos do mercado. E no setor de TI não é diferente. Contudo, esse é um movimento que já vem acontecendo há anos, trazendo melhorias e afetando demandas em diversas áreas.
Tecnologia em Call Centers
Antigamente, o setor de atendimento ao cliente das empresas envolvia vários funcionários e computadores operando em conjunto. Mas, com a chegada de novas tecnologias de automação, essa atividade passou a ser feita de forma eletrônica. O que, por sua vez, reduziu bastante a demanda de profissionais na área.
Serviços bancários
Outro setor que foi bastante impactado pela tecnologia foram os bancos. Até pouco tempo atrás, muitos dos serviços bancários só poderiam ser realizados diretamente nas agências. Hoje em dia, com o surgimento do mobilie banking, dos caixas eletrônicos e expansão dos serviços bancários digitais, tudo mudou.
Agora, grande parte das operações bancárias passaram a ser feitas online. O que reduz a necessidade de presença física nas agencias, assim como também o número de empregos no setor.
Supermercados e transportes públicos
No Brasil, os impactos dos avanços tecnológicos nesses dois setores ainda acontecem a passos lentos. Contudo, em alguns países como nos EUA, por exemplo, os self-checkouts, ou caixas de autoatendimento, em supermercados e transportes públicos já é uma realidade.
Com isso, a demanda por trabalhadores vem sofrendo uma redução gradual nessas áreas. E assim como acontece com bancos, supermercados, call centers e transportes públicos, os avanços tecnológicos também vem transformando outros mercados.
Porém, assim como essas inovações reduzem a demanda em algumas áreas, elas também geram novas oportunidades de trabalho. Por isso, não se deve enxergar os avanços tecnológicos como algo ruim. Mas, como uma evolução do mercado, que pode favorecer muitos profissionais. Sobretudo aqueles que estão atentos as mudanças e tendências em seus setores e sabem como usar esse movimento transformador a seu favor.
Migração para nuvem e seu efeito transformador nas relações de trabalho
Assim como outras tecnologias, a migração para nuvem é uma prática que pode transformar o mercado de trabalho. Não só porque essa inovação traz facilidades que inviabilizam a necessidade de alguns empregos. Mas também porque ela exige habilidades e especialidades que fazem surgir novas demandas no setor.
Em outras palavras, a migração para nuvem tem potencial de gerar vários benefícios para as empresas. Ela ajuda a reduzir custos, melhora a produtividade, otimiza as condições trabalho, aperfeiçoa processos entre outras vantagens.
Mas, em paralelo a isso, essa tecnologia também abre novas possibilidades para profissionais de TI no mercado de trabalho. Tanto que, durante a pandemia, a necessidade das empresas em migrar seus dados para nuvem, fez aumentar em 50% a busca por arquitetos em Cloud.
Portanto, considerando que a evolução tecnológica nas empresas é um caminho sem volta, cabe aos profissionais perceber a migração para nuvem e outras tecnologias, não como um obstáculo. Mas, como uma oportunidade para aperfeiçoar e adquirir novas habilidades em sua carreira.
Leia também
Transformação digital não é opção!
A inovação digital transformou o nosso modo de viver
At Hand
A At Hand é uma empresa de soluções tecnológicas com foco em computação em nuvem (cloud computing), com compromisso de entregar soluções sob medida para cada cliente, com foco na geração de resultados e conquistas compartilhadas.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem. O que gerou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS (Amazon Web Services), maior empresa de nuvem do mundo.
Hoje, a empresa conta com uma equipe especializada, constantemente atualizada e apta a atender projetos simples e mais complexos, entregando soluções completas para as mais diversas necessidades do mercado.