Você, provavelmente, já ouviu falar na transformação digital. Afinal, quem não ouviu? Esse é um dos temas mais abordados atualmente e algo que as lideranças de inúmeras empresas pregam como uma necessidade. Mas, você sabe exatamente o que esse conceito significa? E, mais importante, você sabe como ele pode revolucionar a sua empresa?
O que é transformação digital?
A transformação digital é um processo que se dá por conta da tecnologia. Conforme ela avança, novas opções surgem a todo momento, para tornar os processos fora, e dentro, das empresas ainda mais eficientes.
Dentre as revoluções do momento, estão algumas palavras que todo mundo já ouviu falar e busca implementar: a nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, big data e diversas outras.
Cada um desses conceitos é extremamente interessante e, por si só, podem revolucionar e mudar a forma como uma empresa opera, realizando o trabalho em muito menos tempo. Um exemplo é o uso de ferramentas de automação para disparos de e-mail. É a transformação permitindo diminuir o tempo de trabalho e o tornando mais eficiente.
Porém, isso é apenas a ponta do iceberg da transformação digital.
Como fazer a transformação digital impactar a sua empresa?
O que limita o impacto da transformação digital nas empresas é a falta de compreensão do seu escopo. Por exemplo, voltando a ideia do lançamento automático de e-mails discutido acima, muitas empresas optam por implementar essa solução e parar por aí, satisfeitas que estão participando da transformação digital.
Isso é verdade, em parte. Automatizar e agilizar processos é parte da transformação digital. Mas ela é aplicada de maneira completa, quando a empresa usa a tecnologia para revolucionar o mercado, para criar um novo produto ou serviço e para quebrar paradigmas de alguma forma.
O envio automático de e-mails diminui o trabalho, mas também permite segmentar mais facilmente os clientes, possibilitando que sejam enviados e-mails cada vez mais específicos e mais eficientes.
Essa é a verdadeira transformação digital, usar a tecnologia para tornar os processos mais fáceis e muito melhores.
Isso precisa cumprir um objetivo claro
Outro grande ponto a se atentar é que a transformação digital precisa ter um objetivo e um propósito bem claro, ou seja, precisa trazer resultado financeiro para a empresa. Implementar uma inovação apenas por fazer, para dizer que a empresa faz parte da transformação digital, não tem muito sentido e não cumpre o objetivo de otimizar os processos.
No exemplo do envio de e-mails automático, adotar essa prática resulta em promoções mais eficientes e uma comunicação mais clara com o cliente, oferecendo exatamente o que ele quer.
Clientes que compraram determinado produto podem receber um e-mail com outro produto complementar. Essa prática aumenta o engajamento, que resulta em mais vendas e mais dinheiro para a empresa. Qualquer ação de transformação digital deve ter esse objetivo maior em mente.
Isso é a transformação digital. Qualquer mudança neste sentido, que irá revolucionar a sua empresa, precisa atender esses 3 ingredientes principais. Ela deve usar a tecnologia para facilitar o trabalho, para trazer alguma inovação e mudar a forma como ele é feito, para ajudar a sua empresa a obter alguma vantagem ou ganho. Graças a tecnologia, isso tudo é possível!