Serviços Gerenciados x Suporte Tradicional

O mundo fica cada vez mais tecnológico, o que aumenta a velocidade de processos e leva todas as empresas a melhorarem a eficiência de seus sistemas. Entre os meios de se fazer isso, estão as mudanças de estrutura para utilização dos serviços gerenciados, na área de Tecnologia da Informação (TI).

Os tradicionais formatos dizem respeito aos suportes tradicionais, que têm um modelo bastante rígido, que reage aos problemas ocorridos nos sistemas das empresas e busca soluções baseadas em manuais e ideias preestabelecidas. Eles seguem existindo, e não são totalmente ultrapassados, diga-se.

Os serviços gerenciados, porém, são uma inovação que cumpre de forma muito mais completa e atualizada as necessidades dos clientes que utilizam este tipo de formato no momento de estruturar o departamento de TI.

servicos-gerenciados

De que forma os serviços gerenciados atuam em uma empresa?

E como funcionam os serviços gerenciados? Eles são, na verdade, a implantação de práticas e estratégias que levem a uma maior integração das funções, o que torna a equipe mais unida e coesa, ajudando a melhorar a qualidade no gerenciamento de diversas áreas, como os serviços e as infraestruturas dos negócios.

Com um time de profissionais capazes de atuarem de forma multidisciplinar nos ambientes de TI, o trabalho se torna mais proativo e mais atualizado com as práticas modernas. Além disso, com a terceirização de uma parte específica dos setores, há a possibilidade de diminuir os custos finais com o serviço, ajudando a empresa até mesmo a realocar verbas para crescer também em outras áreas, além de fazer os profissionais poderem se complementar de forma mais eficaz.

Dessa forma, os processos se tornam muito mais integrados, com a companhia em condições de ter suas equipes muito mais interligadas e completas, melhorando a qualidade de todos os serviços e, consequentemente, trazendo impactos positivos nos resultados dos trabalhos realizados.

Vale destacar que não necessariamente é necessário acabar com os suportes tradicionais para aderir aos esquemas de serviços gerenciados no ambiente empresarial. Pode haver uma sinergia entre os dois formatos, com o primeiro sendo um dos serviços utilizados dentro da abrangente organização do segundo, por exemplo.

Afinal, os serviços gerenciados estão ligados não apenas aos processos de tecnologia, mas também à gestão como um todo da empresa, auxiliando na modernização tecnológica, nos sistemas de segurança de dados, no planejamento e na governança, entre diversos outros aspectos.

Sendo assim, fica claro que não é obrigatório que se excluam os suportes tradicionais da equipe. Porém, os serviços gerenciados trazem um ganho maior ao negócio, sendo mais úteis na busca por mudança de patamar e crescimento da empresa, seja em faturamento, prestígio, alcance de clientes ou qualquer outro aspecto.

Processos cada vez mais abrangentes e que prezem pela integração de setores, buscando a máxima eficiência são, atualmente, absolutamente compatíveis com as necessidades do dia a dia de uma companhia de sucesso. Na área de TI, que movimenta boa parte dos suportes e do gerenciamento de dados e informações, é ainda mais necessário que se criem sistemas modernos e de utilidade indiscutível.

Deseja saber o que mais podemos fazer por sua empresa?
Fale Conosco
Como podemos te ajudar? 😊
Olá. Como podemos te ajudar? 😊