Segurança e gestão de dados: por que investir?

A tecnologia se tornou indispensável para qualquer sistema de gerenciamento de informações de uma empresa. Diante das constantes ameaças cibernéticas, investir na segurança de dados é indispensável.

Porém, em tempos de crise econômica, todo investimento precisa ser estudado e inserido em uma escala de prioridades. Neste texto, você irá encontrar os principais benefícios que justificam o gasto com a segurança e a gestão de dados da sua empresa.

seguranca-e-gestao-de-dados-por-que-investir-20191009132538.jpg

 

O que é a segurança e gestão de dados?

O conceito de segurança de dados está especificado na ISO/ABNT 27001, estabelecido pelo conjunto de normas internacionais elaboradas pela International Organization for Standardization (ISO) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nessa norma, a segurança da informação é definida como a proteção contra qualquer tipo de ameaça aos dados de uma instituição, com o objetivo de reduzir prejuízos, garantir a manutenção das negociações e serviços, ampliando o retorno sobre os investimentos.

A gestão de dados atua na porta de entrada dos processos de uma empresa, visando administrá-los durante todo o período em que eles são úteis para o negócio, em nível estratégico, tático ou operacional.

Quais os benefícios desse investimento?

A seguir, estão algumas das diversas razões que justificam o investimento em segurança e gestão de dados.

1. Proteger a imagem da empresa

Companhias que oferecem aos seus clientes a garantia de que suas informações pessoais estão seguras, transmitem credibilidade e confiança. Além disso, se dados são acessados por pessoas mal-intencionadas, a empresa pode manchar sua reputação no mercado.

2. Estar preparado para a transformação dos modelos de negócio

As empresas estão constantemente adaptando os seus modelos de negócios às transformações digitais que estão revolucionando o mercado, tais como, a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, assistentes virtuais, smart grid e cobots.

Para estar pronto para essa mudança tecnológica, é preciso ter os processos organizacionais bem definidos e geridos de forma criteriosa.

3. Maior interação entre as áreas

A gestão de dados compartilhada permite que os dados sejam disponibilizados, em tempo real, para todos os setores da companhia, tornando o fluxo de informações mais ágil, seguro e confiável. Além disso, promove uma otimização da sinergia entre as equipes.

4. Reduzir a vulnerabilidade aos ataques

Os ataques cibernéticos devem ser uma constante preocupação das companhias. Por isso, o investimento em segurança de dados é imprescindível. De acordo com o 4º Relatório de Segurança Digital de 2018, cresceu em 95% o número de ataques virtuais no Brasil.

5. Recuperação de dados em casos de eventualidades

Apesar do objetivo de um sistema de segurança de dados ser impedir a captura de informações da empresa, é preciso saber lidar com as consequências de um possível ataque cibernético.

Assim, os sistemas de segurança estabelecem diversas alternativas para que a empresa consiga se recuperar e reduzir os prejuízos. Algumas dessas soluções são a rotina de backups e a transferência criptografada de arquivos.

Caso a sua empresa ainda não possua um sistema de gestão e segurança de dados, entre em contato conosco. Temos a expertise, a experiência e o reconhecimento do mercado na prestação desses serviços.

Deseja saber o que mais podemos fazer por sua empresa?
Fale Conosco
Como podemos te ajudar? 😊
Olá. Como podemos te ajudar? 😊