Os últimos sete anos foram difíceis para as empresas da América do Sul por causa de indefinições políticas e outras questões, como problemas macroeconômicos locais, variações nos preços das commodities e questões cambiais, que corroeram o crescimento doméstico, além dos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Com isso, muitas deixaram de investir em áreas importantes do negócio e agora vão ter de acelerar para recuperar o tempo perdido e não perder espaço para a concorrência
A pesquisa ‘Indústria X.0; Reinvenção Digital da Indústria na América do Sul’ feita e divulgada em 2018, mostra a falta de recursos em inovação como risco a empresas. O relatório indica que 60% dos executivos acreditam que, sem novas tecnologias, os negócios cairão ou morrerão
As empresas têm se tornado cada vez mais competitivos em suas áreas de atuação. E para sair à frente e obter sucesso esses negócios precisam estar preparadas para receber e implementar recursos tecnológicos e de inovações.
Uma outra pesquisa, da Institut Européen d’Administration Des Affaires (Insead), revelou que as empresas que investem forte em novas tecnologias de informação, a nível mundial, podem dobrar suas chances de serem altamente competitivas – de 35% sobe para 74%. Quando se trata de serviços de nuvem, o relatório mostra que os investimentos dobrarão de 12% para 30%, ou seja, um crescimento de 150%.
Investimento em tecnologia
De acordo com André Alves, CEO da At Hand Tecnologia, atualmente, as empresas que não investem em tecnologia são como empresas que não utilizam internet.
“Há alguns anos quando a internet começou a se popularizar, muitas empresas disseram que isso era moda, que era algo que passaria. Hoje, nenhuma empresa mais vive sem internet, assim como sem tecnologia”, explica André Alves.
Ainda segundo o CEO da At Hand, o grande diferencial das empresas que vão liderar o mercado são aquelas que entregam uma experiência diferente para os seus clientes, e essa experiência perpassa pela tecnologia, de forma a conhecer a necessidade desse cliente, assim como os hábitos de consumo e a capacidade aquisitiva dele. “Somente a tecnologia consegue viabilizar que esses negócios liderem o mercado”, conta.
Ter a tecnologia como aliada traz benefícios diretos para os negócios e, também, para os empreendedores, que devem estar preparados para receber e implementar as novidades em suas empresas.
A busca pela automação e modernização, por exemplo, levam as empresas a optarem por alternativas que vão trazer benefícios a elas e acabam beneficiando os clientes com questões de praticidade, rapidez e segurança.
At Hand
A At Hand potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a Amazon Web Services (AWS), maior empresa de nuvem do mundo.