O custo médio das empresas com problemas envolvendo violação de dados nunca foi tão alto como nos últimos anos. Sobretudo com o advento da Pandemia, que acelerou a transformação digital, deixando muitas organizações vulneráveis a ataques cibernéticos.
Segundo Relatório produzido pela IBM Security, em parceria com o Instituto Ponemon, o custo médio de uma violação de dados foi de U$$4,24 milhões em 2021. Este valor representa um aumento de 10% em relação a 2020, onde os custos giravam em torno de U$$3,86 milhões.
Mas, uma violação de dados pode gerar impactos financeiros muito maiores que isso. Principalmente porque as consequências desse tipo de ataque cibernético variam conforme a causa do problema, extensão da rede e a natureza dos dados armazenados pela empresa.
Principais causas da violação de dados nas empresas
De modo geral, crimes cibernéticos como esquemas de phishing, por exemplo, foram consideradas a principal causa de violação de dados. Além disso, falhas humanas também contribuem para ocorrência desse incidente nas empresas.
Erros nas configurações de segurança da informação na nuvem é outro fator que favorece a violação de dados. Seja porque o sistema na nuvem foi desenvolvido para permitir um fácil compartilhamento de dados, o que viabiliza o acesso a dados sensíveis por pessoas não autorizadas, ou mesmo pelo uso de uma infraestrutura baseada em nuvem sem controle e visibilidade das configurações de segurança. Problema esse que seria facilmente contornado com o uso de um provedor de nuvem de qualidade que use ferramentas avançadas e certificadas pelos órgãos de segurança da informação.
Como superar os desafios e minimizar os impactos de uma violação de dados
Para lidar com a violação de dados e minimizar seus impactos financeiros, as empresas precisam focar menos na detecção e se concentrar nas soluções voltadas para prevenção desses incidentes.
Ainda que prevenir ataques cibernéticos seja desafiador para muitas organizações, seguir por esse caminho pode render uma economia de custos muito mais expressiva. A exemplo, estão os custos que uma empresa tem com violação de dados por ataques de phishing que é de, pelo menos, U$$832.500. Deste valor, quase 80% se concentra na aplicação de recursos para detecção, contenção e recuperação do sistema.
Enquanto isso, apenas 18% se destina à fase de prevenção. Desse modo, evitando um possível ataque, sua empresa gera uma economia de custos de, pelo menos, U$$682.650.
Portanto, investir em tecnologias automatizadas de IA em suas estratégias de prevenção, que sejam capazes de analisar ameaças cibernéticas e, com base nisso, projetar atualizações acionáveis sobre o malware é algo ajuda em vários aspectos. Seja economizando tempo, recursos, reduzindo os custos com violação de dados. Ou mesmo preservando a reputação de empresas que passam por esse tipo de problema.
At Hand
A At Hand potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.