A economia brasileira foi fortemente impactada pela pandemia da Covid-19, que teve início em março de 2020. Devido às medidas de isolamento social, decretadas pelos governos locais e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o país se viu em um cenário de preocupante crise econômica.
Ao longo dos meses houve o processo de relaxamento das medidas de isolamento social. Com isso, setores que estavam suspensos puderam retomar as atividades. Diante desse cenário, veio o desafio de enfrentar a crise econômica e instabilidade política, ainda vivenciada no país, com o objetivo de retomar a economia brasileira ao patamar do período que antecedeu a pandemia.
Em 2021, a economia do país já apresenta uma retomada do crescimento. Um exemplo disso é que as exportações brasileiras já obtiveram resultados positivos, batendo um recorde de 136,42 bilhões, com um crescimento de 36% no primeiro trimestre de 2021.
A inovação e a tecnologia na retomada
Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria e marketing Edelman, em parceria com a Microsoft, para lidar com a crise causada pela pandemia, 42% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras têm apostado na adoção de novas tecnologias. Ainda de acordo com a pesquisa, para 83% dos entrevistados, essas tecnologias lideram o caminho rumo à recuperação econômica.
De acordo com André Alves, CEO da At Hand Tecnologia, não é novidade o que ficou notório para todas as pessoas que após o período mais crítico da pandemia, a tecnologia foi uma aliada fundamental para que muitas coisas continuassem acontecendo.
“O mercado tradicional migrou, em parte ou em todo, para o ambiente digital. Com a flexibilização cada vez maior das medidas restritivas, as pessoas não voltarão para o comum, ou seja, em ter que esperar dias, às vezes semanas, para serem atendidas. Elas vão utilizar uma plataforma digital para buscar atendimento mais rápido e mais personalizado”, afirma André.
O que esperar de 2022
Para 2022, o CEO da At Hand explica que a análise de dados é uma das principais tendências quando se trata de inovação e tecnologia. “Esse, sem sombra de dúvida, é um dos pontos que vai crescer drasticamente em 2022. É estudar, é analisar e fazer bom uso das informações que já se têm no banco de dados”, pontua André Alves.
Um outro ponto bastante considerado para 2022, são soluções que provoquem automação de atividades, em que os softwares vão trabalhar e desenvolver atividades que antes precisavam ser feitas de forma manual.
Ainda falando de tendências, a inteligência artificial é uma outra ferramenta a ser ainda mais explorada no ano que vem. Segundo o CEO, essa inteligência tem a ver com entender as demandas das pessoas, por meio de um sistema, e transformar isso em soluções imediatas tecnológicas individuais e personalizadas.
Uma outra grande tendência para 2022 é o metaverso, uma realidade virtual onde as pessoas farão visitas imersivas – a uma loja, por exemplo – e, lá, verificar os produtos e realizar uma compra totalmente on-line. “Isso vai gerar uma grande mudança no mercado de consumo, principalmente nos itens de varejo de grandes consumos, como roupas, assessórios e alguns tipos de entretenimento”, diz o CEO da At Hand Tecnologia.
At Hand
A At Hand Tecnologia potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.