As mudanças tecnológicas estão cada vez mais dinâmicas. Há cada dia as novidades são mais rápidas e fica difícil acompanhar o ritmo de tudo. Um dos termos que mais tem entrado nas pautas de tecnologias em empresas e negócios é o Cloud Computing, ou em tradução livre a computação em nuvem.
A tradução do termo cloud computing já explica em parte a sua utilização. A computação em nuvem consiste em acesso a arquivos e tecnologias de maneira remota, sem necessitar que o usuário esteja em uma máquina específica. Essas possibilidades são oferecidas por plataformas que prestam serviços de conexão de alta escala na internet, que são responsáveis por hospedar estes arquivos e informações sem necessitar de uma estrutura física para isso.
Porém, por ser uma tecnologia relativamente nova e de extrema importância, tanto para negócios como para usuários domésticos, o cloud computing traz muitas dúvidas em relação a suas aplicações e usos. Conheça agora alguns mitos que cercam esta área.
Cloud Computing irá custar caro para mim ou minha empresa
É comum que pensar que qualquer investimento em tecnologia seja caro, porém é importante entender que o cerne do cloud computing é a redução de custos. No caso de empresas, que vão demandar um serviço em nuvem mais completo, o preço do cloud é muito mais econômico em relação à criação de um data center ou de incrementos em armazenamentos físicos. Isso sem falar da segurança que o armazenamento em nuvem tem em relação a gestões físicas.
Para usuários domésticos, os serviços em cloud apresentam inúmeras possibilidades de baixo custo, algumas até gratuitas, para armazenamento de dados. O que compensa o custo em equipamentos como HD Externo.
Meus dados serão expostos na nuvem
O mito mais popular que diz respeito aos serviços em cloud está relacionado à segurança do método. É normal que novidades causem tais dúvidas para os usuários. Os serviços em nuvem têm uma preocupação enorme no que diz respeito a segurança, até porque são serviços contratados para esta prestação específica. Portanto, tanto no patamar empresarial como doméstico, os serviços em nuvem são praticamente impossíveis de serem hackeados ou invadidos.
Outro aspecto importante em relação a segurança é pensar que arquivos em nuvem não sofrerão com problemas físicos, como queimas de discos rígidos ou furto de equipamentos.
O serviço é caro para pequenas empresas
Muitas empresas de pequeno porte acham que certos investimentos em tecnologia não são acessíveis para seus padrões financeiros. Este não é o caso da cloud computing. A computação em nuvem é um serviço que está expandindo cada vez mais, o que traz cada vez mais opções para o mercado. Com isso, a concorrência natural criada entre as diferentes opções faz o preço da contratação do cloud se tornar mais atraente ao consumidor.
Outro aspecto importante a levar em conta se você for o gestor de uma pequena ou média empresa é estudar o volume dados gerados por seu negócio. Serviços de cloud têm diferentes pacotes de armazenamento, com preços que podem variar muito e se encaixar em seu orçamento.
Desvendados os mitos, você investiria em Cloud Computing? Se ainda houver dúvidas, entre em contato conosco.