Migração de dados para a nuvem é segura?

O cloud computing dá maior rapidez e disponibilidade para bancos de dados e sistemas. Ele também é capaz de reduzir custos, enquanto oferece alta escalabilidade para as empresas. A despeito dos benefícios, muitos gestores ainda se perguntam se a migração de dados para a nuvem é segura.

migracao-dados-nuvem

O grande receio surge pelo fato de que as informações passam a ser armazenadas em servidores externos. Estes podem ser de diferentes tipos. A nuvem pública, por exemplo, implica um serviço de recursos compartilhados e que atende a um público abrangente.

Com a nuvem privada, no entanto, não ocorre compartilhamento, pois os serviços fazem parte de uma rede particular. Existem, ainda, modelos híbridos, que misturam os dois tipos de armazenamento. Com relação à segurança, podemos afirmar que sim, a cloud é capaz de garantir a integridade e proteção dos seus dados. Como? Descubra a seguir.

A migração de dados para a nuvem é segura?

Quem tem receio de que a nuvem não seja segura, pode ficar tranquilo. Existem firewalls e zonas de segurança em camadas que dificultam os ataques e roubos de dados. Além disso, as fornecedoras dispõem de profissionais dedicados a manter o sistema de proteção eficiente.

Outro recurso empregado com este fim, é a criptografia. Em outras palavras, a técnica de codificar os dados, de forma que apenas sua empresa e a fornecedora consigam decodificá-los. Ademais, este é o principal fator protetivo durante a migração, ainda que não seja o único. O firewall gerenciado, também conhecido por acesso protegido, é um bom exemplo.

Ele é capaz de blindar as suas informações aos acessos não autorizados. A troca de dados, portanto, é de alta segurança. Posteriormente, a sua empresa ainda contará com o benefício do monitoramento constante. Um cuidado que pode mitigar qualquer ataque, antes mesmo que ele atinja as camadas de proteção do servidor.

Garantindo a confiabilidade do processo

Considerando os pontos levantados no tópico anterior, não há dúvida de que a migração de dados para a nuvem é segura. Pois saiba que ela pode se tornar ainda mais eficiente com a ajuda da sua empresa. Antes de transferir os seus dados para a nuvem, diagnostique bem a infraestrutura de TI.

Assim, você saberá o que precisa ir para este ambiente externo e o que ficará ao nível interno. A definição também é necessária para que saibamos as melhores ferramentas para usar durante o processo. Não se esqueça de escolher a ordem em que os conteúdos serão transmitidos. A migração de dados para a nuvem é segura, mas com estes cuidados fica ainda mais.

Boas práticas para migrar dados e aplicativos para a nuvem

Além de se preparar bem para o processo é altamente recomendável que você observe boas práticas para migrar seus dados. A primeira, é escolher cuidadosamente a fornecedora. Afinal, é preciso garantir que os serviços oferecidos são confiáveis. Outro ponto que merece atenção são as senhas. Além de criar palavras de acesso fortes, é recomendável que elas sejam alteradas periodicamente.

Igualmente necessário é adotar a verificação em duas etapas. Isto ajuda a incrementar o controle de acesso. Estas são medidas simples, mas que já fazem a diferença. Em muitos casos, a ausência deste tipo de ação ameaça os ambientes de tecnologia internos da empresa. De toda forma, a migração de dados para a nuvem é segura e você pode iniciar este processo na sua empresa sem medo.

Deseja saber o que mais podemos fazer por sua empresa?
Fale Conosco
Como podemos te ajudar? 😊
Olá. Como podemos te ajudar? 😊