Mobilidade urbana, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, horários flexíveis. Tudo isso já é realidade em empresas brasileiras que adotam o home office, flexibilização do trabalho e cloud computing como benefícios extras para os seus colaboradores.
A tendência que começou nos Estados Unidos e em alguns países da Europa vem crescendo e ganhando adeptos no Brasil na busca por mais qualidade de vida e mais produtividade. Quer saber mais? Continue a leitura para descobrir!
Home office
Você pode até não fazer (ainda), mas já deve ter ouvido falar em home office. O nome em inglês é utilizado para uma nova modalidade de trabalho em que a pessoa não precisa estar em um escritório.
Pode ser em casa, em um café ou até mesmo em um coworking;
Pode manter a rotina com a carga horária de trabalho seguida à risca, como se o colaborador estivesse na empresa;
Pode ter foco nas entregas, sem uma carga horária delimitada;
Pode ser um dia na semana ou mais, para suprir uma necessidade do colaborador ou em datas com ponto facultativo.
Nem todas as profissões estão aptas para o home office, afinal, não é toda função que pode ser desempenhada de forma remota. Redação, desenvolvimento web e atendimento são algumas das áreas que podem trabalhar dentro ou fora da empresa.
Flexibilização do trabalho
O home office tem tudo a ver com a flexibilização do trabalho, mas o conceito também se estende para quem ainda precisa ir até um escritório para trabalhar.
É cada vez mais comum as empresas adotarem horários de entrada e saída flexíveis, desde que a carga horária diária ou semanal sejam cumpridas. Isso vale principalmente em grandes cidades e em lugares com muito trânsito, contribuindo para uma melhor mobilidade urbana.
Cloud computing
Além disso, tanto a empresa quanto o profissional devem contar com os recursos tecnológicos necessários para que a modalidade possa ser colocada em prática.
Uma delas é o cloud computing, ou computação na nuvem, que é peça essencial para tornar o trabalho remoto uma realidade. É ela que vai dar a estrutura necessária, um ambiente seguro, estável e escalável ao Home Office.
Por meio da nuvem, é possível armazenar arquivos que precisam ser acessados remotamente, pelo computador ou pelo celular, e gerenciar o trabalho da equipe, aonde quer que ela esteja. Não é por acaso que softwares e sistemas de gestão estão sendo desenvolvidos na nuvem.
Outro ponto positivo é a possibilidade de reunir equipes multidisciplinares, com diferentes formações e skills, alocadas em qualquer lugar do mundo.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Embora ainda seja, de certa forma, recente no Brasil, o home office, a flexibilização do trabalho e o cloud computing fazem parte da transformação digital que vem mudando a relação das pessoas com o trabalho e viabilizando novos modelos de negócio.
Colaboradores ganham a possibilidade de equilibrar vida pessoal com a profissional, enquanto as empresas potencializam a produtividade e ainda, de quebra, reduzem os custos com consumo de material, energia, equipamentos, entre outras despesas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem já trabalha como home office e com quem busca este novo estilo de vida.