Mesmo se tratando de um conceito um pouco complexo, o gerenciamento de TI pode ser categorizado como conjunto de processos que incluem o planejamento, execução e monitoramento dos serviços de TI. Esse termo pode também ser referenciado pelo nome em inglês, IT Service Management (ITSM).
Mas, afinal, para que isso serve?
O principal objetivo do gerenciamento de TI é garantir que os clientes tenham acesso a serviços de qualidade. Além disso, esses serviços devem atender às necessidades do negócio. Porém, para que isso ocorra são necessários investimentos em pessoas, processos e tecnologia.
A adoção das práticas de gerenciamento de TI podem garantir diversos benefícios aos usuários, como, por exemplo, alinhamento estratégico do negócio, qualidade na entrega dos serviços oferecidos, satisfação dos clientes e usuários, redução de custos e riscos.
Para conseguir atingir esse objetivo, o gerenciamento de serviços de TI é incorporado ao Information Technology Infrastructure Library (Itil), que rege as boas práticas para a governança de TI. Esses padrões permitem que às empresas permaneçam trabalhando em conformidade e segurança, de forma a otimizar a sua forma de atuação reduzindo custos e tempo.
Como implementar o gerenciamento de TI?
Criação de um plano estratégico
Para que seja bem implementado, o gerenciamento de serviços de TI exige a criação de um plano estratégico que vai direcionar os processos e as decisões do negócio.
Catálogo de serviços de TI
É uma ferramenta que lista todos os serviços disponíveis e informações oferecidos. Tudo aquilo de mais importantes sobre eles, como:
Descrição do serviço;
Quem pode solicitar;
Como solicitar o serviço;
Quais são os níveis de atendimento, qualidade, segurança e disponibilidade;
Prazo para reestabelecimento do serviço;
Custos do serviço.
Acordos de nível de serviço (SLAs)
É importante também estabelecer acordos de nível de serviço, também conhecidos como SLAs. Esses acordos servem como contratos firmados entre a área de TI e os clientes. Eles possuem as condições que um determinado serviço precisa atender para ser considerado satisfatório.
São mútuos os benefícios do estabelecimento de acordos formais e a transparência na prestação de serviços. Por um lado, a área de TI fica protegida contra algumas exigências tidas como absurdas. Por outro, os clientes ficam com a garantia de que terão disponíveis, quando precisarem, serviços de qualidade.
At Hand
A At Hand é uma empresa de soluções tecnológicas com foco em computação em nuvem (cloud computing), com compromisso de entregar soluções sob medida para cada cliente, com foco na geração de resultados e conquistas compartilhadas.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.