Gerenciamento de TI: o que é e para que serve?

Mesmo se tratando de um conceito um pouco complexo, o gerenciamento de TI pode ser categorizado como conjunto de processos que incluem o planejamento, execução e monitoramento dos serviços de TI. Esse termo pode também ser referenciado pelo nome em inglês, IT Service Management (ITSM).

Mas, afinal, para que isso serve?

O principal objetivo do gerenciamento de TI é garantir que os clientes tenham acesso a serviços de qualidade. Além disso, esses serviços devem atender às necessidades do negócio. Porém, para que isso ocorra são necessários investimentos em pessoas, processos e tecnologia.

A adoção das práticas de gerenciamento de TI podem garantir diversos benefícios aos usuários, como, por exemplo, alinhamento estratégico do negócio, qualidade na entrega dos serviços oferecidos, satisfação dos clientes e usuários, redução de custos e riscos.

Para conseguir atingir esse objetivo, o gerenciamento de serviços de TI é incorporado ao Information Technology Infrastructure Library (Itil), que rege as boas práticas para a governança de TI. Esses padrões permitem que às empresas permaneçam trabalhando em conformidade e segurança, de forma a otimizar a sua forma de atuação reduzindo custos e tempo.

Como implementar o gerenciamento de TI?

Criação de um plano estratégico

Para que seja bem implementado, o gerenciamento de serviços de TI exige a criação de um plano estratégico que vai direcionar os processos e as decisões do negócio.

Catálogo de serviços de TI

É uma ferramenta que lista todos os serviços disponíveis e informações oferecidos. Tudo aquilo de mais importantes sobre eles, como:

Descrição do serviço;

Quem pode solicitar;

Como solicitar o serviço;

Quais são os níveis de atendimento, qualidade, segurança e disponibilidade;

Prazo para reestabelecimento do serviço;

Custos do serviço.

Acordos de nível de serviço (SLAs)

É importante também estabelecer acordos de nível de serviço, também conhecidos como SLAs. Esses acordos servem como contratos firmados entre a área de TI e os clientes. Eles possuem as condições que um determinado serviço precisa atender para ser considerado satisfatório.

São mútuos os benefícios do estabelecimento de acordos formais e a transparência na prestação de serviços. Por um lado, a área de TI fica protegida contra algumas exigências tidas como absurdas. Por outro, os clientes ficam com a garantia de que terão disponíveis, quando precisarem, serviços de qualidade.

At Hand

A At Hand é uma empresa de soluções tecnológicas com foco em computação em nuvem (cloud computing), com compromisso de entregar soluções sob medida para cada cliente, com foco na geração de resultados e conquistas compartilhadas.

Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.

Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.

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