Nos últimos anos, a transformação digital passou a fazer cada vez mais parte do cenário corporativo. Com isso, práticas como o armazenamento de dados na nuvem se tornaram muito comuns no dia a dia das empresas.
E não é para menos, afinal, colocar arquivos na nuvem oferece inúmeras vantagens. Desde economia de espaço e redução de custos com equipamentos, até flexibilidade de acesso as informações e escalabilidade do negócio.
Inclusive, são esses benefícios que explicam o aumento dos investimentos com infraestrutura e armazenamento para implantações em nuvem. De acordo com dados do IDC (Internacional Data Corporation), só no segundo trimestre de 2022, os gastos no setor aumentaram 22,4%. Além disso, um levantamento feito pela Gartner, mostra que 51% das despesas corporativas em TI mudarão para nuvem até 2025.
Apesar disso, quando se fala em salvar dados na nuvem, muitos gestores ficam na dúvida se esse sistema é realmente seguro. Afinal, será que guardar informações da empresa ou de clientes na nuvem é realmente confiável? Para entender como o armazenamento de dados na nuvem é seguro, antes é preciso saber do que se trata essa tecnologia.
O que é armazenamento de dados na nuvem?
Basicamente, armazenar dados em nuvem significa salvar arquivos, bem como outras informações de forma remota. Ou seja, na prática consiste em guardar seus dados em um espaço virtual. Assim, é possível ter acesso às informações de onde estiver, bastando para isso ter acesso a internet.
Armazenamento de dados na nuvem é seguro?
De modo geral, usar o sistema em nuvem para guardar informações é mais seguro do salva-las em HDs e outros dispositivos periféricos.
Isso porque hardwares e equipamentos usados por servidores on-premises muitas vezes são suscetíveis a perdas, falhas ou sinistro.
Com o armazenamento de dados na nuvem isso não acontece. Afinal, os arquivos são alocados via web, o que inviabiliza a ocorrência desses transtornos. E mesmo que ocorram falhas na rede que possam gerar uma remota chance de perda de dados, com o armazenamento em nuvem aliado a um bom serviço de recuperação de dados é possível facilmente eliminar essa possibilidade.
Nesse modelo, é possível ainda fazer o backup automático. Assim, evita-se a necessidade de backups manuais, que podem facilmente serem esquecidos.
Além disso, para manter a segurança de dados salvos em servidores internos, é preciso contar com equipe especializada de TI. Seja para implantar os servidores, promover a gestão adequada desses recursos ou se manter a disposição para solução de problemas quando houver.
Essa é uma demanda que requer altos investimentos em infraestrutura técnica e de mão de obra. Com isso, a depender do porte do negócio, o custo pode acabar se tornando inviável.
Cuidados com o armazenamento de dados na nuvem
O armazenamento de dados na nuvem sem dúvida é uma solução confiável e que oferece mais praticidade e economia para as empresas. Mas, para maximizar sua segurança, é importante adotar algumas medidas:
- Avalie a confiabilidade da empresa que está oferecendo o serviço de cloud computing.
- Selecione a modalidade que melhor atende sua demanda. Atualmente existem três tipos de nuvem: a publica (oferece espaço limitado e há compartilhamento coletivo com outras empresas); a privada (oferece espaço adequado para sua demanda e sem compartilhamento com outros usuários); e a mista (que combina os dois tipos).
- Mantenha o backup dos seus dados atualizados, assim como seu sistema operacional e navegadores.
- Use sempre softwares originais para operar suas informações.
- Coloque senhas em todos seus arquivos, mas não use opções que sejam fáceis de decifrar.
At Hand
A At Hand potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.