O Cloud Computing é uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais imprescindível para as empresas. Se você chegou até aqui, é porque provavelmente já conhece os benefícios dessa tecnologia, mas vamos citar apenas alguns deles:
- A possibilidade de acessar e trabalhar com seus dados de qualquer lugar do planeta, basta ter uma conexão com a internet;
- Economia e otimização da infraestrutura de TI. Não são mais necessários servidores físicos para o armazenamento dos dados, assim, economiza-se com manutenção, espaço e equipe;
- Otimização do trabalho em equipe: Com a centralização dos dados e recursos, há maior integração da equipe, o que otimiza muitos dos processos da empresa;
- E muito mais.
Não há dúvidas que contratar um provedor de Cloud Computing é vantajoso para uma empresa. Porém, na hora de escolher qual serviço contratar, a coisa pode ficar mais difícil já que há tantas opções disponíveis no mercado.
Para te ajudar a fazer a melhor escolha, vamos listar os principais aspectos aos quais você precisa estar atento na hora de escolher o seu provedor de Cloud Computing.
1. Antes de tudo, entenda as suas necessidades
Muitas vezes, não se trata de saber qual provedor é melhor ou pior, mas sim, qual provedor é melhor para a sua empresa.
Por isso, é importante entender as suas necessidades. Portanto, verifique:
- A capacidade de armazenamento que você necessita;
- O horário de atendimento do suporte (Você precisa de suporte 24h? Ou você e seus colaboradores utilizarão os recursos apenas em horário comercial?);
- Os recursos suportados pelo provedor, caso você precise utilizar aplicações ou softwares em nuvem, verifique se são suportados pelo provedor;
Todos esses fatores influenciam no custo do provedor e devem ser analisados na hora de contratar o serviço.
Além desses fatores, há outros que precisam ser analisados com um pouco mais de cuidado e dos quais trataremos nos próximos tópicos.
2. Segurança
A segurança normalmente é a principal preocupação quando o assunto é migrar para o Cloud Computing. E não é para menos. Quando falamos de dados e serviços corporativos, segurança nunca é demais.
Portanto, verifique quais os tipos de proteção oferecidos pelo provedor para preservar seus aplicativos e dados. Alguns desses serviços serão oferecidos gratuitamente, enquanto outros serão cobrados à parte.
Assim, converse com os atendentes e pergunte detalhadamente como funciona cada um desses serviços e como podem ser aplicados ao uso que você pretende fazer da ferramenta, o seu segmento de mercado etc.
3. Backup
Sabemos que acidentes acontecem. E, em se tratando de tecnologia, um simples descuido pode trazer grandes prejuízos para uma empresa.
Por esse motivo, ter uma ferramenta de backup de dados fácil e simples de se utilizar à disposição é muito importante. Verifique as opções oferecidas pelos provedores e verifique se eles fornecem esse serviço gratuitamente.
Dessa forma, caso algum acidente ocorra, você não terá problemas para recuperar as informações rapidamente e não prejudicará seus clientes e nem a sua produtividade.
4. Por fim, pesquise sobre os provedores que pretende contratar
Depois de selecionar alguns possíveis concorrentes, analise suas experiências anteriores, competências e veja se eles têm cases de sucesso. É importante também verificar opiniões de clientes que já utilizaram determinado provedor.
Muitas vezes, fazer uma breve pesquisa pode te salvar de uma furada! Além disso, aumentará as chances de você escolher um provedor com qualidade e segurança.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre como escolher o meu servidor de Cloud Computing, entre em contato conosco!