Não se fala em outra coisa no momento que não seja a inteligência de dados no âmbito empresarial. Existe uma razão para isso: a inteligência de dados em um mercado que não para de crescer, tornando-se, portanto, altamente concorrido, se apresenta como uma solução que pode garantir a uma empresa maior diferencial competitivo, uma vez que possibilita que ela melhore, e muito, os seus processos ou operações.
Mas como aplicar essa solução em uma empresa? Se essa é também a sua dúvida, acompanhe a leitura deste conteúdo e descubra!
Inteligência de dados: noção introdutória
A primeira coisa que precisa saber é que a inteligência de dados é um processo que envolve a coleta, filtragem e análise de dados que podem ser utilizados para a melhoria de processos ou operações, de modo a fazer com que a empresa se torne mais eficiente e produtiva, aumentando as vendas.
Vale salientar que, de acordo a IBM, empresa com sede nos Estados Unidos voltada para o segmento de informática, todos os dias criamos quintilhões de dados, que não são, muitas vezes, aproveitados com inteligência e de maneira estratégica. Com isso, as empresas perdem, deixando de crescer.
Um exemplo de marca que utiliza os dados de maneira estratégica é o Google. Não é à toa que é considerada a mais respeitada em seu segmento de atuação. O Google se vale das pesquisas que são feitas pelos usuários em seu mecanismo de busca e passa a enviar publicidade ou anúncios para eles conforme o seu perfil de pesquisa. Em outras palavras, a marca se apropria dos dados que os usuários geram a partir de seu comportamento em rede e os utiliza de maneira inteligente, visando o seu crescimento.
Mas como utilizar a inteligência de dados em uma empresa?
O processo de aplicação da inteligência de dados em uma empresa pode não ser tão simples, mas, no final, é compensatório.
A primeira coisa que o gestor precisa fazer é criar uma base de dados que reúna os dados produzidos pelos diversos setores de uma organização, como: logística, vendas, recursos humanos, contabilidade, financeiro, marketing e atendimento ao cliente.
Depois que se constituir a base de dados, é possível cruzar informações, realizar uma filtragem com o objetivo de eliminar dados redundantes e aplicá-los no dia a dia da empresa, sobretudo no processo decisório. Muitos gestores acabam cometendo erros em suas decisões por não contarem com dados estrategicamente analisados para garantir maior assertividade nesse processo e, assim, agilidade no alcance dos objetivos da marca.
É importante salientar que a empresa pode gerar um bilhão de dados, mas se eles não forem devidamente filtrados e analisados, serão somente informações vagas ou imprecisas. O que as organizações têm feito atualmente é constituído um departamento específico para tratar da inteligência de dados. Esse, certamente, é o melhor caminho quando se busca utilizar as informações que a marca gera para o seu próprio crescimento.
Agora, que tem uma base a respeito da aplicação da inteligência de dados em sua empresa, comece a colocar essa solução em prática. Combinado?