As empresas estão cada vez mais focadas em utilizar a tecnologia a favor de seus objetivos. Para que isso seja possível, é essencial contar com uma boa estrutura e gerenciamento da área de tecnologia da informação. Os serviços gerenciados em TI consistem, basicamente, na contratação de uma empresa parceira e especializada para coordenar todas as atividades críticas atribuídas e relacionadas à área de tecnologia da empresa contratante.
Esse fato permite à contratante ter à sua disposição profissionais qualificados e sempre atualizados para a execução das tarefas e uma gestão totalmente integrada e capaz de oferecer os melhores resultados para o negócio.
Além disso, com as responsabilidades de TI devidamente distribuídas e controladas por pessoal competente, a diretoria e demais gestores da contratante poderão se dedicar com mais empenho às atividades relacionadas ao core business.
Com a terceirização da mão-de-obra e gestão ágil da área de TI, sua empresa só tem a ganhar, neste artigo, você irá entender a funcionalidade dos serviços gerenciados em TI e os benefícios da adoção desse modelo. Continue a leitura!
Redução de custos
A experiência e conhecimento dos serviços gerenciados em TI aplicados à contratante têm resultado direto na redução de custos empresariais, propósito buscado pela maioria dos negócios.
Isso é possível graças a melhor gestão dos recursos tecnológicos e a otimização dos processos proporcionada pelas inovações implantadas.
Sem contar que a empresa passa a adotar uma postura diferenciada, pautada no planejamento de ações futuras e na busca contínua por melhorias.
Capacitação da equipe
Empresas que oferecem serviços gerenciados em TI estão sempre atentas às tendências do mercado e investindo na capacitação e atualização de sua equipe.
Afinal, o mundo da tecnologia está em constante mudança e o aprimoramento de recursos e ferramentas é fundamental para garantir que os processos se tornem mais enxutos e práticos.
Dessa forma, esses colaboradores estarão preparados não apenas para resolver solicitações emergenciais, mas também para agir de forma preventiva, trazendo inovações que propiciarão soluções adequadas e definitivas.
Processos otimizados
Os serviços gerenciados em TI têm atuação determinante na otimização de processos operacionais da empresa como um todo.
A partir de uma avaliação minuciosa das áreas, é possível encontrar maneiras de utilizar aparatos tecnológicos para reduzir tarefas repetitivas, tornando os fluxos automatizados e, portanto, mais ágeis.
Contratação e manutenção da equipe
Ao contratar serviços gerenciados em TI, sua empresa elimina toda a burocracia e preocupação com a contratação e manutenção de funcionários da área.
Outra vantagem é que sua empresa estará sempre amparada pela quantidade de profissionais apropriada para a demanda, levando em consideração sazonalidades e outras questões relacionadas.
Acesso a métricas de desempenho
Optar por serviços gerenciados em TI oferece à empresa contratante a possibilidade de monitorar o desempenho da área de maneira abrangente, por meio de relatórios e métricas disponibilizados pela prestadora de serviço.
Deste modo, é possível verificar o alcance de metas, as ações colocadas em prática e ainda alinhas as expectativas.
De um modo geral, contratar serviços gerenciados em TI é uma prática bastante positiva para as organizações, sobretudo, para àquelas que apresentam uma estrutura mais limitada.