Backup é segurança para o seu negócio

Todos sabem que o backup é uma das medidas de segurança e continuidade do negócio mais básicas da TI (tecnologia da Informação). Até aqui, não há novidades, mas minha pergunta para você é: seu backup realmente funciona? Ou melhor, ele funciona e atende às necessidades da empresa?

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Ao longo de mais de 10 anos de experiência atuando com o segmento corporativo, já observamos todos os tipos de situação de backup, incluindo não ter backup. Então, nossa proposta com este artigo é dar clareza sobre alguns pontos importantes, que tanto gestores quanto técnicos devem ficar atentos para não serem pegos de surpresa quando necessitarem recorrer ao backup.

Aqui listo algumas das situações mais recorrentes sobre backup:

  • Backup está desatualizado, fazendo a empresa perder dias ou até meses de trabalho;

  • Backup corrompido, seja por falha do software de backup, seja por dano físico no equipamento de armazenamento (HD Externo, pendriver, HDs…);

  • Equipamento de armazenamento queimado, danificado ou mesmo desligado (sem uso);

  • Infecção da rede por vírus do tipo ransware (criptografia), infectando o servidor e os equipamentos de backup, perdendo assim os dados principais e backups;

  • Backup dentro do próprio servidor, algumas vezes no mesmo HD. Logo quando o HD danificar perde-se tudo;

  • Dano elétrico ao servidor, juntamente com o equipamento de armazenamento causado por oscilação ou pico de tensão;

  • Ataque hacker, mau uso, roubo dos equipamentos, incêndio, entre outras.

Como saber se o backup está realmente protegido?

Não tem receita de bolo para isso, pois cada empresa/negócio tem as suas particularidades e tratar todos de uma mesma forma seria um erro e uma irresponsabilidade.

Por exemplo, uma empresa de varejo que faz diversas transações por minuto, deve ter um intervalo de tempo entre um backup e outro reduzido para evitar o máximo de perdas e retrabalho, além das responsabilidades fiscais. Agora, uma empresa de logística que processa cargas por lote, digamos duas vezes por dia, possui uma tolerância maior a falhas e um intervalo de tempo maior entre um backup e outro.

O ponto crucial aqui é alinhar a TI com as rotinas do negócio e validar o tempo e a forma de backup com a diretoria.

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