O conceito de computação em nuvem quase sempre é associado a benefícios em relação ao compartilhamento e segurança de dados. Contudo, ele também pode ser um grande aliado das empresas que buscam maximizar a eficiência e economia em seus processos.
De acordo com estudo da SAS Brasil, 80% das empresas brasileiras pretendem migrar para cloud computing em razão da economia e inovação que oferece. Através da solução em nuvem é possível modernizar ferramentas de gestão e produtividade sem grandes investimentos.
Em outras palavras, essa tecnologia representa uma saída mais flexível e barata para otimizar operações do que servidores e data centers. Assim, usando a computação em nuvem, empresas conseguem entregar mais por menos, agregando valor aos seus processos e garantindo vantagens competitiva perante a concorrência. Mas, como isso funciona na prática? Como a computação em nuvem ajuda a reduzir custos na empresa? É o que veremos a seguir!
1. A computação em nuvem reduz custos no armazenamento de dados
Atualmente, o volume de dados que uma empresa precisa gerar todos os dias é considerável. Desse modo, com a virtualização dos servidores, gastos relacionados ao armazenamento de dados são eliminados.
Isso porque, migrando para a nuvem, você se livra da preocupação permanente de atualizar hardwares ou buscar data centers para atender as novas demandas de mercado.
Além disso, os sistemas são mais fáceis de gerir e atualizar na nuvem. Você pode reduzir ou ampliar os recursos do servidor conforme a necessidade do negócio. Assim, as despesas operacionais são alinhadas com as demandas atuais, gerando mais economia para sua empresa.
2. Backup a favor da economia
Esse é outro fator que torna a computação em nuvem uma solução capaz de reduzir custos nas empresas. Afinal, um dos pontos que gera maior desperdício operacional advém do downtime, ou seja, quando o sistema fica fora do ar por muito tempo.
Uma rotina automatizada de backup na nuvem ajuda a manter os dados sempre acessíveis e no menor tempo possível. Como resultado, não há prejuízos ao andamento dos processos e na produtividade dos colaboradores, otimizando assim os custos operacionais na organização.
3. Automação na nuvem
A automação de backups é importante para empresas que buscam por mais economia. Contudo, esta não é a única forma em que a automação na nuvem pode oferecer esse resultado.
Sistemas hospedados na nuvem também ajuda a automatizar diferentes tarefas manuais no setor de TI. Desse modo, além de diminuir as chances de retrabalhos na cadeia produtiva, a automação operacional que a computação em nuvem proporciona também gera um ganho de tempo aos colaboradores, que passam a focar mais na qualidade do serviço.
Com isso, a empresa consegue economizar de diferentes formas. Seja elevando a confiança em seus processos, ou mesmo ganhando em produtividade nos serviços.
4. A computação em nuvem reduz custos com infraestrutura
Migrar sistemas para a nuvem também significa uma redução de custos com aquisição e manutenção de servidores físicos. Ao invés de adquirir hardwares onerosos e que exigem atualizações constantes, com a nuvem é possível garantir serviço com armazenamento remoto.
Assim, uma empresa virtualiza seus servidores e consegue maximizar sua performance, mas sem gerar gastos excessivos. Tudo dentro de um ambiente integrado, controlado e seguro.
5. Segurança dos dados
Um dos pontos onde o armazenamento em nuvem pode potencializar a economia dentro de uma empresa é na segurança da informação.
Afinal, hoje em dia, os dados são considerados um dos ativos mais importantes para qualquer corporação. Eles também são um dos alvos desejáveis de cibercriminosos. E o roubo ou então acesso indevido a dados da empresa pode representar prejuízos financeiros significativos.
Segundo estudo anual feito ela Dell EMC aponta que os prejuízos em todo mundo gerado pela perda de dados superam os US$1,7 trilhão. Além disso, o índice de ciberataques no Brasil cresceram 141% só em 2021.
Em meio a esse cenário, contar com bons provedores de serviços na nuvem faz toda a diferença. Isso porque além de equipe especializada em operar com proteção de dados, essa solução também se encarrega de implementar recursos visando a segurança das informações. Desde o uso de ferramentas de análise e monitoramento automatizado, até aplicação de firewalls e outras tecnologias voltadas para esse fim.
Portanto, maximizar a performance da empresa com menos gastos e mais segurança é um dos fatores que tornam a computação em nuvem tão atrativa hoje em dia. Mas, para migrar para a nuvem e garantir todas as vantagens que essa solução pode gerar, é preciso garantir parcerias confiáveis e que dominam o assunto.
Leia também:
Você sabe de verdade como a computação em nuvem pode potencializar seu negócio?
At Hand
A At Hand potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.