Mais segurança e acessibilidade às informações são alguns diferenciais que tornam o cloud computing um grande aliado das empresas. Apesar disso, na hora de dar os primeiros passos e migrar para essa solução, muitos gestores ainda ficam com dúvidas. Sobretudo porque existem alguns mitos sobre a computação em nuvem que fazem com que essa tecnologia seja vista com restrições pelos empreendedores.
Para desmistificar e esclarecer todas as dúvidas que estejam impedindo você de usar essa poderosa inovação a favor do seu negócio, separamos nesse artigo os 5 mitos sobre a computação em nuvem. Confira!
1. Armazenar dados na nuvem não é seguro
Uma pesquisa anual da Nort Bridge mostrou que a preocupação com a segurança ainda é uma barreira que limita muitos gestores a migrarem para nuvem.
Contudo, achar que a nuvem não é um ambiente seguro é um grande mito. Afinal, o cloud computing possui infraestrutura com recursos que oferecem diferentes níveis de segurança. Tudo para proteger suas informações contra problemas comuns na web, como injeções SQL, XSS, CSRF entre tantos outros.
Além disso, as empresas de cloud computing estão constantemente aprimorando seus sistemas de segurança. Algo que nem sempre é viável para organizações que armazenam seus dados em servidores locais (onpremisses). Principalmente, por se tratar de um processo complexo que exige conhecimento especializado e também por gerar altos custos.
2. Sistema em nuvem é muito caro
Muitos empreendedores deixam de aproveitar os benefícios dessa inovação por achar que investir na nuvem é caro.
Contudo, esse é um dos mitos sobre a computação em nuvem que precisa ser desmistificado. Isso porque, a estrutura do cloud computing se destaca por ser flexível, possibilitando à empresa pagar apenas pelo que usa. É o que chamamos de pay as you go.
Assim, é possível ter previsibilidade em relação aos investimentos. Além disso, armazenar dados na nuvem também ajuda as empresas com mudanças repentinas no volume de tráfego devido a sazonalidade de campanhas, otimizando seus custos.
Fora que os custos com infraestrutura local de TI são muito caros. Algo que os sistemas na nuvem também contribuem para reduzir nas companhias.
3 Cloud computing é apenas para grandes empresas
Outro equívoco envolvendo o armazenamento na nuvem é pensar que essa solução é apenas para grandes negócios.
O sistema na nuvem possui infraestrutura altamente escalável que oferece serviços para todos os tipos de empresas.
Desde grandes corporações como Amazon ou Netflix, por exemplo, a sistemas bancários ou pequenas organizações e startups. O cloud computing é capaz de suportar e atender diferentes demandas de acordo com cada negócio.
4. Nuvem pública é aberta para todo mundo
É um erro achar que o modelo de nuvem pública recebe esse nome porque os dados ficam acessíveis a todos.
Nesse caso, o armazenamento em nuvem é pública porque sua comercialização é feita no mercado. Além disso, na nuvem pública, você possui nível máximo de controle sobre seus recursos. É possível definir detalhes de rede, segurança e hardwares conforme sua demanda e perfil de uso.
5. Migrar para a nuvem é difícil
Pelo contrário, os sistemas na nuvem surgiram para descomplicar a forma como as empresas lidam com seus dados.
Por meio do cloud computing é possível simplificar e otimizar os serviços de armazenamento de dados. Principalmente, porque em sua infraestrutura existem vários recursos que facilitam a adaptação da sua equipe ao uso dessa nova tecnologia.
E para maximizar a eficiência extraindo o máximo de benefícios que a nuvem pode oferecer ao negócio, contar com parcerias especializada em computação na nuvem faz toda a diferença!
Leia também:
5 momentos em que a computação em nuvem reduz os custos da sua empresa
Dados em nuvem só para grandes empresas. Será?
Jornada Cloud: por onde começar?
At Hand
A At Hand é uma empresa de soluções tecnológicas com foco em computação em nuvem (cloud computing), com compromisso de entregar soluções sob medida para cada cliente, com foco na geração de resultados e conquistas compartilhadas.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem. O que gerou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS (Amazon Web Services), maior empresa de nuvem do mundo.
Hoje, a empresa conta com uma equipe especializada, constantemente atualizada e apta a atender projetos simples e mais complexos, entregando soluções completas para as mais diversas necessidades do mercado.