3 dicas para ter um bom controle de custos de TI

O controle de custos é uma ferramenta fundamental para qualquer que seja a organização, considerando o seu objetivo, que é, entre outros, garantir que a marca alcance as suas metas a curto, médio ou longo prazo de forma eficiente, mas economizando para suprir os momentos de instabilidade financeira.

Nesse contexto, o setor de TI é um dos que mais gastam dentro de uma organização. Conforme dados da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que o departamento gaste em torno de 7,7% da receita da empresa. Quantia considerada relativamente alta para uma só área.

x-dicas-para-ter-um-bom-controle-de-custos-do-ti-da-sua-empresa-20190611161924.jpg

Ciente disso, preparamos este conteúdo com três dicas que você pode adotar para ter um bom controle de custos do TI da sua empresa. Confira!

1. Avalie o custo da sua infraestrutura de TI

Para os estudiosos, o primeiro passo para quem busca reduzir os custos ou estabelecer uma política de controle de custos de uma empresa é avaliar o custo da infraestrutura de TI ou de seus processos.

Então, como ponto de partida, analise detalhadamente a sua infraestrutura de TI, observando a real necessidade dos equipamentos de serviços que fornecem a base para suportar o sistema de informação e tecnologia da empresa. Isso poderá ampliar a sua compreensão sobre o sistema de TI da empresa e subsidiar soluções visando a redução ou o controle de custos.

2. Automatize processos

O processo de tecnologia da informação envolve não apenas soluções tecnológicas, mas também recursos humanos para realizar procedimentos de manutenção no dia a dia da organização. No entanto, trata-se de uma solução que gera gastos. O ideal, na visão da maioria dos estudiosos, é buscar automatizar o máximo de processos possíveis para que assim a organização controle os custos desse setor.

Uma forma de garantir isso é, por exemplo, adotando uma tecnologia ou software de gestão, que facilite não só o atendimento das demandas, mas também que possa emitir relatórios e oferecer soluções inteligentes para resolver os problemas do dia a dia.

A automatização de processos de TI não só reduz custos, vale dizer, mas também gera economia de tempo, o que pode fazer com que a empresa se torne mais eficiente e produtiva, como assim tem que ser para aumentar a sua competitividade no mercado.

3. Conte com a armazenagem em nuvem

Hoje, a computação em nuvem deixou de ser apenas uma opção para se tornar uma exigência para as organizações que desejam reduzir custos. A computação em nuvem permite que possa não apenas armazenar toda a infraestrutura de TI de sua organização, mas também garante os seguintes benefícios:

— Evita gastos em razão de queda de energia;

— Permite que a organização opere de forma eficiente e contínua, de maneira a preservar o seu funcionamento;

— E, por fim, garante agilidade ao processo decisório, visto a sua natureza flexível e remota.

Agora que conhece algumas dicas para obter um melhor controle de custos em relação ao setor de TI de sua empresa, não deixe de adotá-las. Fazendo isso, você garantirá que a sua empresa cresça de forma escalonada e eficiente.

Ficou alguma dúvida com relação ao conteúdo abordado? Se sim, não deixe de entrar em contato conosco! Contamos com uma equipe altamente qualificada que pode fazer a sua marca crescer muito mais.

Fonte

https://computerworld.com.br/2018/04/19/gastos-com-ti-representam-77-da-receita-das-empresas-brasileiras-diz-fgv/

Deseja saber o que mais podemos fazer por sua empresa?
Fale Conosco
Como podemos te ajudar? 😊
Olá. Como podemos te ajudar? 😊