O volume de dados disponíveis nas empresas aumenta consideravelmente a cada segundo. E não usá-los no centro das decisões significa perder uma ótima oportunidade de melhorar a gestão e gerar valor para o negócio. Seja prevendo tendências, entendendo o comportamento dos consumidores ou mesmo identificando problemas antes mesmo que aconteçam. Por isso, mais gestores estão compreendendo o potencial dos dados e adotando uma cultura Data Driven.
Segundo levantamento feito pela Forrester, em 2018, as empresas data driven conquistaram um crescimento superior a 30% anual. Além disso, segundo um estudo feito pela McKinsey, até 2025, o uso de dados como aliado para tomadas de decisão nas empresas deixará de ser algo esporádico, para se tornar natural e constante.
O que é Data Driven?
Conceito cada vez mais presente no ambiente corporativo, Data Driven é um modelo de gestão orientado para dados. Ou seja, na prática, significa tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados e não apenas em achismos ou suposições.
Atuar nesse formato consiste em ir além de simplesmente coletar informações. Mas armazenar e extrair insights valiosos a partir de dados estruturados e não estruturados, usando para isso tecnologias avançadas como Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo.
Vantagens do data driven para as empresas
Uma gestão orientada com base em informações confiáveis proporciona mais segurança na tomada de decisão em mercados altamente competitivos. Além disso, colocar os dados no centro de suas decisões também proporciona outros benefícios, como:
- Mais agilidade e eficiência na tomada de decisão;
- Redução de custos em processos de compartilhamento de informação
- Previsões mais assertivas e fomento à inovação
- Otimização no desenvolvimento de produtos e serviços
- Maior capacidade de traçar estratégias e projetar cenários futuros com mais assertividade
Uma empresa data driven consegue ainda reagir de modo inteligente e se adaptar com mais facilidade a cenários instáveis.
Como implementar uma cultura orientada para dados?
Basicamente, os dados são o alicerce sobre o qual se construí uma cultura data driven. Contudo, para que ela funcione na prática é preciso considerar outros aspectos.
Integração e armazenamento
Um dos maiores diferenciais entre empresas data driven e organizações convencionais está no armazenamento e integração do uso de dados em seus processos. Mas o que isso significa?
Basicamente, as informações coletadas são armazenadas em um sistema centralizado, normalmente em nuvem. Desse modo, toda a equipe consegue ter acesso aos dados, quando e de onde estiverem. Assim, os resultados deixam de depender mais da produtividade individual, para se basear na inteligência coletiva.
Tecnologia
A tecnologia sem dúvida é uma grande aliada de organizações que desejam se tornar data driven. Isso porque, à medida em que a gestão orientada para dados evolui nas empresas, isso exige soluções tecnológicas mais robustas. Do contrário, será praticamente impossível sustentar essa transformação a longo prazo.
Por isso, contar com ferramentas eficientes para coleta, processamento, armazenamento e integração de dados faz toda a diferença.
Autonomia no uso dos dados
Um mindset data driven também envolve oferece maior autonomia para equipe sustentar suas decisões em dados. Ou seja, é importante que cada departamento da empresa conte com recursos que permitam o acesso as informações. E o mais importante, que ele seja feito de modo simples, ágil e que seja capaz de atender suas necessidades.
Profissionais
Para se tornar uma empresa data driven é preciso contar com profissionais especializados no assunto. Assim, será possível promover as mudanças necessárias para que essa transformação aconteça na prática.
Como vimos, os dados representam hoje um dos principais ativos para as empresas. Portanto, saber usa-los com inteligência para extrair conhecimentos e insights a partir deles, é algo que agrega bastante valor e contribui para consolidação do negócio.
At Hand
A At Hand potencializa empresas para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Em mais de 10 anos de atuação e constantes investimentos em modernização tecnológica, inovação e parcerias estratégicas com os mais respeitados fornecedores de produtos e serviços de TI, a At Hand se tornou uma das principais empresas de tecnologia do Maranhão.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.