Ter um departamento de TI completo e consolidado nunca foi tão importante como hoje em dia. Com a Pandemia, a transformação digital nas empresas alcançou novos patamares, exigindo deste setor uma estruturação mais robusta e especializada. Contudo, na maioria dos casos isso requer investimento de alto custo. Por isso, muitas empresas passaram a encontrar na terceirização de TI uma alternativa para esse problema.
Com a terceirização do setor, a empresa consegue otimizar processos, reduzir custos e garantir a continuidade das operações. Tudo isso, sem precisar elevar os investimentos no departamento com novos equipamentos ou equipe própria. E estes não são os únicos benefícios que a terceirização de TI pode proporcionar para uma organização.
Empresas que investem na terceirização de TI ganham em agilidade
Quando uma empresa terceiriza o setor de tecnologia da informação, ela consegue suprir sua demanda interna com mais agilidade. Isso porque o grau de maturidade das equipes terceirizadas permitem a identificação e resolução de problemas em menos tempo.
Além disso, as empresas especializadas em terceirização de TI estão constantemente acompanhando as tendências no setor. Com isso, contar com esse suporte também significa ter acesso a inovações tecnológicas que ajudam a eliminar gargalos e acelerar os processos, permitindo ao departamento de TI alcançar melhores resultados para os negócios.
Maior expertise e know-how
Mão de obra qualificada é um problema global e no setor de TI não é diferente. Segundo dados da Brasscom, até 2025, a demanda por profissionais especializados em TI nas empresas será de 797 mil profissionais. Contudo, o Brasil só capacita anualmente cerca de 53 mil pessoas para atuar na área de TI. Ou seja, há um enorme déficit de talentos nesse ramo.
Essa escassez, acaba tornando difícil e caro manter equipes internas de TI nas empresas. Logo investir na terceirização de TI é o caminho para contornar esse problema. Sobretudo porque empresas especializadas em terceirização retêm os talentos com know how e expertises sobre os métodos, tecnologias e processos que melhor se aplicam ao seu negócio.
A terceirização de TI facilita a escalabilidade do negócio
Um dos fatores indispensáveis para empresas que estão expandindo seus negócios é o suporte consistente do setor de TI. Afinal, é ele quem dará toda a sustentação e segurança tecnológica necessária para a organização nessa fase de crescimento.
Para isso, mais do que disponibilidade, será preciso a oferta de soluções robustas e que consigam acompanhar a escalabilidade do negócio. A terceirização de TI é capaz de prover essa demanda com muito mais agilidade e eficiência.
Afinal, são empresas que já estão acostumadas e preparadas para lidar essa realidade e todos os desafios que ela proporciona. Desse modo, elas conseguem dimensionar o serviço conforme a necessidade da empresa com mais praticidade e rapidez do que se fosse com uma equipe interna.
Isso sem falar nos custos que seria para empresa ter que montar um time de TI completo e especializado. Contratar uma empresa especializada em TI sai mais barato. Sobretudo porque todos os encargos com contratação e pagamentos ficam sob a responsabilidade da empresa terceirizada.
Portanto fica claro o quanto a terceirização de TI confere vantagens competitivas para as empresas. Mas para extrair o melhor desse serviço é importante contar com a parceria certa. Afinal, quando bem contratado, a empresa de TI será sua grande aliada para agregar valor e alavancar o crescimento do negócio, melhorando a experiência do usuário e prevenindo interrupções dos processos.
AT Hand
At Hand potencializa empresas de diferentes portes e segmentos para alcançar seu maior potencial produtivo por meio da tecnologia, promovendo ambientes tecnológicos de alta performance, acessíveis e seguros.
Com a inovação em seu DNA, a At Hand foi a primeira empresa do Estado a ter infraestrutura própria para fornecimento de serviços de nuvem, o que causou grande aprendizado e amadurecimento nessa tecnologia para toda a equipe, levando a empresa a alçar um voo ainda maior ao fechar uma parceria com a AWS, maior empresa de nuvem do mundo.