3 erros que você não pode cometer na computação em nuvem

Entre as diversas tendências tecnológicas que ganharam espaço nos últimos anos, sem dúvida está a computação em nuvem. Esse serviço centraliza dados e recursos e disponibiliza serviços on-line sob demanda para o usuário, sem que ele precise ter programas previamente baixados para cada ação que desejar fazer, além de dar uma gama de possibilidades a quem a utiliza.

Com as facilidades provenientes deste formato, que costuma ter uma série de dados armazenados, várias empresas passaram a trabalhar diretamente pela nuvem. Mas, apesar de toda a utilidade, é fundamental ficar atento a alguns erros que podem ser cometidos e precisam ser evitados.

3 erros-que-voce-nao-pode-cometer-na-computacao-em-nuvem-20191111135635.jpg

Não pesquisar bastante antes de contratar o serviço

Na ânsia por fazer o negócio de menor custo, as empresas podem acabar se complicando. No momento de instalar uma estrutura de computação em nuvem, é fundamental que seja contratada uma empresa com a qualidade e com o conhecimento de como implantar o método da melhor forma e com maior eficiência.

Muitas vezes, na busca por diminuir os gastos financeiros iniciais, escolhe-se o menor preço e isso se torna um problema, pois o sistema é feito por uma empresa sem a qualidade necessária. O funcionamento é prejudicado e isso acaba gerando uma série de transtornos que, posteriormente, farão os custos, em todos os sentidos (financeiro, prestígio, tempo), serem mais altos.

Deixar de planejar os detalhes

Outro problema que pode surgir quando não planejamos de forma correta a utilização da computação em nuvem diz respeito a alguns detalhes que podem fazer a diferença no fim. Por exemplo, as redes podem ter características privadas ou públicas.

Então, se o sistema implantado for privado, apenas na empresa será possível acessar o serviço. No público, pode haver acesso de fora. Sendo assim, é necessário saber de qual forma será feita a utilização. Um erro comum é escolher um dos formatos e depois perceber que, pelas necessidades da empresa, deveria ter sido o outro.

Confiar totalmente na segurança é um erro

Muitas vezes, quando utilizamos serviços tecnológicos, tendemos a acreditar que eles são infalíveis e só quando os problemas aparecem é que corremos atrás. Este é mais um erro que pode ser cometido e precisa ser evitado quando se tem uma computação em nuvem. A segurança precisa ser acompanhada frequentemente, em prol da correta utilização da tecnologia.

Até por se tratar de uma série de dados e recursos importantes para o funcionamento, é fundamental que os responsáveis pelas informações e pelas condições de acesso à nuvem estejam sempre atentos a possíveis movimentações estranhas ou qualquer outro detalhe. Além disso, acompanhar a dinâmica de como as coisas estão acontecendo também ajuda a prevenir possíveis problemas que possam surgir e atrapalhar a situação.

Estes são alguns dos erros que podem acabar sendo cometidos por equipes que tenham a computação em nuvem. Há outros equívocos que também atrapalham o serviço, como escolher um link de internet ruim, que não dê a velocidade necessária ao serviço. Neste caso, o processamento e utilização dos dados na nuvem ficam lentos e todo o funcionamento da empresa perde eficiência.

De qualquer forma, a computação em nuvem chegou como um serviço extremamente útil e feito para alavancar a utilização de recursos e dados pelos usuários. Evitando os erros citados acima, é uma ótima forma de se ganhar eficiência e melhorar o desempenho de qualquer empresa.

Deseja saber o que mais podemos fazer por sua empresa?
Fale Conosco
Como podemos te ajudar? 😊
Olá. Como podemos te ajudar? 😊
Pular para o conteúdo